sábado, 23 de novembro de 2013

Teatro de Natal- Um menino nos nasceu

Um menino nos nasceu
Nos preparativos para a data de comemoração do natal a professora convida os alunos para contribuírem com palavras iniciadas com cada letra da palavra MENINO. Citando o texto bíblico “um menino nos nasceu...”
Uma das alunas, Bruna, sempre usa umas palavras que assustam os demais alunos. Palavras que lembram coisas negativas, mas sempre há um bom motivo pra incluir estas palavras.

Entram alunos e professora e se acomodam.
PROFESSORA:  Bom dia, vocês parecem animados hoje, espero que vocês gostem da aula hoje.
ALUNOS:  Bom dia, bom dia...
BRUNA:  Quase faltei hoje hoje, minha mãe saiu pra fazer compras de Natal e eu queria ir com ela...
LUCINEIA:  Compras de Natal? Já?
PROFESSORA:  Sim, o Natal já está perto. E hoje nós vamos fazer um exercício sobre o Natal. Do mesmo jeito que comemoramos o Dia da independência, Dia do Trabalho, vamos também comemorar o Dia de Natal, tudo bem?
ALUNOS:  Tudo bem, vamos lembrar o Natal.
PROFESSORA:  Então, cadernos em cima da mesa, vamos escrever bastante. Eu trouxe uns papéis em que está escrito um versículo da Bíblia.
ROSIMARI:  Vamos estudar a Bíblia aqui, professora?
PROFESSORA:  Sim, vamos. A Bíblia nos conta a história do natal com todos os detalhes.
TÂNIA:  Vai valer nota professora?
PROFESSORA:  Não, não é pra nota, mas eu sei que vocês vão se esforçar bastante.
JONATAS:  É para escrever professora?
PROFESSORA:  Sim é para escrever... Agora vamos ler juntos:
ALUNOS:  "PORQUE UM MENINO NOS NASCEU, UM FILHO SE NOS DEU; E O PRINCIPADO ESTÁ SOBRE OS SEUS OMBROS; E O SEU NOME SERÁ: MARAVILHOSO, CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE, PRÍNCIPE DA PAZ" ( ISAÍAS 9:6 )
PROFESSORA:  A leitura ficou bonita?
LEANDRO:  Vamos ler de novo professora, ficará bem melhor da segunda vez...
PROFESSORA:  Então faremos assim, vocês aqui lerão até "será", os outros lerão até o fim. ( os cinco primeiros leem, os outros cinco continuam)
ALUNOS[a]:  PORQUE UM MENINO NOS NASCEU, UM FILHO SE NOS DEU; E O PRINCIPADO ESTÁ SOBRE OS SEUS OMBROS; E O SEU NOME SERÁ:
ALUNOS[b]:   MARAVILHOSO, CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE, PRÍNCIPE DA PAZ
PROFESSORA:  Agora vamos ao exercício. Eu tenho comigo as letras que formam a palavra menino. Escolhi essa palavra porque o texto que lemos nos fala de um menino nascido. Refere-se a Jesus. O profeta falou do que o menino seria para o mundo: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz.. vocês vão escrever todas as palavras que imaginarem começando com as letras que formam a palavra menino, e teremos como ponto de partida o Natal... Está bem?
BRUNA:  E se a gente quiser escrever a palavra menina? (todos dão risada...)
PROFESSORA:  Não faz mal, Jesus veio para os meninos e as meninas. Que palavras vocês querem escrever com a letra M de menino?
JONATAS:  Maravilhoso! O seu nome será Maravilhoso...
CARLA:  Magos, professora, Os Reis Magos que foram visitar o nenezinho...
PROFESSORA:  Muito bem, mas vamos corrigir um erro, os nobres visitantes que vieram do Oriente para visitar Jesus não eram Reis...
LEANDRO:  Não eram Reis professora?
PROFESSORA:  Não. Este é um engano que vem acompanhando todos os natais. A Bíblia não fala de Reis magos, Lucineia por favor leia em Mateus 2, versículo 1. (alguém lê) Como vocês ouviram na Bíblia diz "uns magos..."e não "reis magos..."
CARLA:  Professora, e o Dia de Reis? Eu aprendi que era o dia dos Reis magos...
PROFESSORA:  É uma tradição que vem de longe, mas não tem base na Bíblia. A Bíblia não é um livro de tradições. Os magos eram homens sábios, humildes e piedosos, talvez fossem até muito ricos, mas não eram Reis...
RONALDO:  Eu me lembrei da palavra Mirra... um presente que os reis magos, isto é que os magos ofereceram a Jesus.
BRUNA:  Mirra? O que é mirra professora?
PROFESSORA:  Mirra era um perfume muito caro e agradável que se extraía de uma planta, os magos acharam que o menino-rei nascido merecia um presente assim tão caro.
BRUNA:  E merecia mesmo, não é?
LUCINEIA:  Eu me lembrei da palavra Manjedoura... Manjedoura se escreve com G ou com J ?
PROFESSORA:  Escreve-se com jota
LUCINEIA:  (escrevendo) Man-je-dou-ra... O bercinho do nenezinho quando nasceu.
PROFESSORA:  Foi um berço humilde em que Maria colocou a criança.
ROSIMARI:  Como era a manjedoura professora?
PROFESSORA:  Era uma espécie de cocho, onde os donos dos animais colocavam palha para o gado...
BRUNA:  E Jesus foi deitado num cocho professora? Que horror...
PROFESSORA:  Jesus foi humilde desde o seu nascimento. A Bíblia nos ensina que ele se humilhou para ser o nosso Salvador.
TÂNIA:  Eu escrevi Maria, o nome da mãe de Jesus...
CARLA:  Eu também escrevi Maria, e escrevi Messias.
PROFESSORA:  Vamos ver agora quais foram as palavras que vocês escreveram. Lucineia, leia todas as palavras que começam com letra M.
LUCINEIA:  (lê todas as palavras do quadro)
BRUNA:  Eu escrevi Mau e escrevi também malvado
(os alunos acham graça...)
PROFESSORA:  Por quê? Por que mau e malvado Bruna?
BRUNA:  Porque me lembrei de Herodes, que foi muito mau. Aquele malvado! Queria matar o nenezinho...
PROFESSORA:  Está certo. Foi muito boa a sua lembrança Bruna. O mau rei Herodes planejou enganar os magos a fim de matar Jesus. ( pausa...) vamos agora para a letra E.
JONATAS:  Estrela, estrela eu já escrevi estrela...
CARLA:  Eu já escrevi estrela, a estrela que guiou os magos do Oriente a Jerusalém.
BRUNA:  Se fosse hoje professora, eu acho que os reis magos, quer dizer, que os magos iam ser astrônomos, porque eles gostavam de estudar os astros, não é?
PROFESSORA:  Eles viajaram muitos dias guiados pela estrela até que encontraram Jesus em Belém e o adoraram.
ROSIMARI:  Eu escrevi eternidade... nós lemos no versículo: "Pai da eternidade..."
TÂNIA:  eu escrevi eterna, porque aprendi na Bíblia que Jesus dá vida eterna.
ALUNOS:  "Porque deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna"
LUCINEIA:  Eu escrevi a palavra Egito. Na escola Bíblica Dominical a professora ensinou que quando Herodes perseguiu Jesus, o anjo avisou a José, em sonho, para que ele fugisse com Maria e o Menino para o Egito, a fim de evitar a maldade do rei.
LEANDRO:  Sabem o que eu escrevi? Emanuel...
PROFESSORA:  Muito bem. Emanuel significa Deus conosco. Agora vamos ouvir as palavras que vocês conseguiram encontrar: (Todos leem juntos as palavras)
BRUNA:  Eu escrevi também enterro...
CARLA:  Estamos falando de coisas tão alegres e tão felizes e você pensa em enterro?
PROFESSORA:  Porque você escreveu enterro Bruna?
BRUNA:  Porque o menino nasceu, cresceu, viveu e morreu... mas eu sei que ele não ficou enterrado não... ele ressuscitou!
PROFESSORA:  E é porque ele ressuscitou que temos vida eterna e temos o Natal! Ele é Deus conosco! Emanuel! ( Pausa) ...Vamos agora para a letra N.
DAIANE: Novas. Novas de grande alegria.
JONATAS:  Notícia...
ROSIMARI:  Novidade...
TÂNIA:  Noite...
PROFESSORA:  Excelentes lembranças. Novas de grande alegria naquela noite em Belém quando o anjo disse aos pastores que o Salvador tinha nascido. A maior notícia jamais contada. Vamos ler juntos as palavras encontradas. (Todos leem)
PROFESSORA:  Vamos agora para a letra I ... Quem já pensou?
LEANDRO:  Incenso...
JONATAS:  Infante...
CARLA:  Isaías... o profeta que falou dos nomes de Jesus.
PROFESSORA:  Incenso foi um dos presentes que os magos levaram a Jesus. Era um perfume que se usava na adoração.
RONALDO:  Inveja... a inveja de Herodes quando os magos disseram que tinham ido visitar o recém nascido rei dos judeus.
DAIANE: Inimigo... também para Herodes, que foi um inimigo de Jesus.
CARLA:  Igreja... onde aprendemos a respeito de Jesus!
BRUNA:  Eu escrevi inferno...
PROFESSORA:  Explique Bruna, porque você escreveu essa palavra tão triste.
BRUNA:  Porque Jesus veio para nos salvar do inferno, não é verdade?
PROFESSORA:  Sim é verdade. Muito bem Bruna. Vamos agora à letra N de novo!
ROSIMARI:  Parece que já escrevemos tudo com a letra N professora. Novas... Notícia...
TÂNIA:  Natal! Nós não escrevemos Natal...
CARLA:  Nascimento! Um menino nos nasceu.
PROFESSORA:  Quem se lembra do nome da cidade em que José e Maria moravam antes do nascimento de Jesus em Belém?
LEANDRO:  Eu sei, eu sei é Nazaré.
JONATAS:  Eu escrevi Novo... Porque a Bíblia nos diz em 2 Coríntios 5:17 que: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo"
DAIANE: Eu escrevi nome o nome de Jesus, que é sobre todo o nome.
PROFESSORA:  E você Bruna o que escreveu agora?
BRUNA:  Eu escrevi não... porque há muitas pessoas que dizem NÃO a Jesus. Eu disse NÃO ao pecado. Aceitei Jesus no meu coração.
PROFESSORA:  Muito bem! Vocês trabalharam muito bem, vamos à última letra.
CARLA:  Oura, ouro... o ouro que os magos ofereceram a Jesus.
PROFESSORA:  A Bíblia diz que "os magos abrindo os seus tesouros lhe ofertaram dádivas: ouro, incenso e mirra..."Ouro para o Rei Jesus!
RONALDO:  Oferta, é outra palavra.
DAIANE: Oportunidade. O Natal é uma oportunidade para a gente recordar o nascimento de Jesus.
BRUNA:  E pensar no presente que Deus nos deu.
CARLA:  Oriente é a minha palavra. Os magos vieram do Oriente...
LUCINEIA:  Orquestra. Professora, A orquestra celestial.
PROFESSORA:  Sim, a multidão dos exércitos celestiais, que louvava a Deus e dizia: "Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens"
BRUNA:  Eu escrevi Obrigado...
TÂNIA:  Obrigado? Não entendo...
BRUNA:  Devemos todos dizer a Jesus muito obrigado porque ele veio nos salvar.
PROFESSORA:  então vocês podem concluir seus exercícios com a palavra oração. E nós vamos terminar a aula orando e agradecendo a Deus a dádiva de Jesus.
(Faz-se uma oração com a plateia)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário